Pérola Carnal Carnal Pearl

vídeo. Cor. 1'28'' | 2017

Pérola Carnal toma forma através de uma esfera de linhas cristalizadas em resina, formando uma espécie de pérola de carne. Feita a partir da mesma técnica utilizada em Materialização da Dor, que por sua vez é como uma extensão do trabalho.

Esta pérola faz parte da série Pélago Vermelho, onde o artista se encontra segurando uma concha ao mesmo tempo em que um líquido vermelho é despejado dentro dela, preenchendo-a e transbordando, fazendo boiar a pérola que ali se encontra. O vídeo intitulado de Pérola Carnal trabalha a questão da pérola já vista em A Beleza da Ferida, porém com uma estética diferenciada que gera aflição e estranheza por se assemelhar a um pedaço de carne. O líquido que é despejado faz alusão ao sangue e representa as dores do corpo e do psíquico, e se transborda na concha simbolizando a gota d’água deste sofrimento, que gerou a pérola. 

A pérola é um elemento que é formado a partir de uma fissura no casco de uma concha, ou seja, uma preciosidade que surgiu de uma agressão. Em Pérola Carnal, o artista retrata a pérola já não tão provida de beleza enfatizando a dor e o sofrimento que passou para vir ao mundo.

Pearl Carnal takes shape through a sphere of lines crystallized in resin, forming a kind of pearl of flesh. Made from the same technique used in Materialization of Pain, which in turn is as an extension of work.

This pearl is part of the Red Pelago series, where the artist finds himself holding a shell while a red liquid is poured inside it, filling it and overflowing, making float the pearl that is there. The video called Carnal Pearl works the pearl issue already seen in The Beauty of Wounds, but with a different aesthetic that generates distress and strangeness to resemble a piece of meat. The liquid that is poured alludes to the blood and represents the pains of the body and the psychic, and overflows in the shell symbolizing the drop of water of this suffering, which generated the pearl.

The pearl is an element that is formed from a fissure in the hull of a shell, that is, a preciousness that arose from an aggression. In Pérola Carnal, the artist portrays the no longer so beautiful pearl emphasizing the pain and suffering that came to come to the world.

© 2020 by Thiago Sguoti